quinta-feira, 4 de outubro de 2012

5 de Outubro de 1910- Implantação da República em Portugal

   Amanhã, dia 05 de Outubro, ainda será feriado nacional. Esta data assinala um dos acontecimentos mais significativos da História de Portugal.
   Na rádio escola, foi hoje transmitada em direto a seguinte entrevista, realizada por alunos do 9º ano de escolaridade :








Jornalista (Diogo Abdul, 9ºB) :Bom dia, ouvintes da rádio escola Dr. Fortunato de Almeida. Sou  Diogo Abdul e hoje no programa “Um país sem memória é um país sem futuro”, vou entrevistar os alunos Daniela Esteves, Rafaela Gomes, João Ferreira, André Santos, Hélder Sampaio e Mariana Pereira, das turmas A e B do 9º ano de escolaridade, sobre os acontecimentos da História de Portugal que conduziram à queda da Monarquia e à implantação  da República, no dia 5 de Outubro de 1910.
João,  o que é que contribuiu para aumentar o descontentamento  de   grande parte dos portugueses face à monarquia e aumentar o número de apoiantes do partido republicano?
 João Ferreira(9ºB): A crise económica e financeira que o País atravessava, o aumento de impostos, as más condições de vida da maior parte da população levaram muitos portugueses a ficarem descontentes e a culparem o rei.
 Daniela Esteves (9ºA): Mas não  foi só isso…
Jornalista (Diogo Abdul) : Diga então Daniela , o que mais contribuiu para o descontentamento dos portugueses em relação à monarquia ?
Daniela Esteves  : A humilhação que os portugueses sentiram quando o rei D. Carlos aceitou o ultimato inglês de 1890. Este ultimato era um último aviso. Se não nos retirássemos dos  territórios que  ligavam por terra Angola a Moçambique, a Inglaterra cortava relações diplomáticas com Portugal e podia recorrer à força. Portugal desistiu daqueles territórios a favor dos ingleses, tendo cedido às ameaças da Inglaterra.            
Além disso, muita gente considerava que o rei D. Carlos passava demasiado tempo em viagens e caçadas, mais do que a cuidar dos interesses do reino.
Jornalista (Diogo Abdul): Rafaela, estes acontecimentos conduziram logo à queda da monarquia?
Rafaela Gomes (9ºA) : Não. No dia 31 de Janeiro de 1891 houve uma tentativa de pôr fim à Monarquia, no Porto, mas fracassou. Esta revolta foi controlada pelas tropas leais ao rei, no entanto, fez aumentar os adeptos da República.
      Já no início do século XX, o rei D. Carlos autorizou que o chefe do governo, João Franco, governasse em ditadura. Todas as criticas ao governo e à Monarquia eram severamente reprimidas. Muitos republicanos foram presos e desterrados para as colónias.
Jornalista (Diogo Abdul)João, terá este apoio à ditadura determinado a sentença de morte do próprio rei?

João Ferreira : Certamente que sim.
Em 1908 ocorreu o Regicídio. Quando regressavam de Vila Viçosa, no Terreiro do Paço em Lisboa, o rei D. Carlos e o seu filho mais velho, o príncipe Luís Filipe foram assassinados. Escapou o filho mais novo D. Manuel. Foi ele que ocupou o trono entre 1908 e 1910, com o titulo de D. Manuel II, mas era jovem e não se mostrou capaz de resolver os problemas do país. Demitiu João Franco, mas isso não chegou.

Jornalista (Diogo Abdul): Hélder, quem disparou sobre o rei e o filho mais velho?
Hélder Sampaio (9ºB) : Foram Manuel dos Reis da Silva Buiça e Alfredo Costa, que eram republicanos e membros da Carbonária.
Jornalista (Diogo Abdul): Mariana, como é que os republicanos fizeram cair a monarquia em 1910?
Mariana Pereira (9ºA) : Na noite de 04 de Outubro, os republicanos iniciaram a revolução, segundo um plano estabelecido, entre outros, por Machado Santos, que pôs fim à monarquia. Os revoltosos, tanto militares como civis eram apoiados pelo partido republicano, pela Maçonaria e pela Carbonária.
Jornalista (Diogo Abdul): André, mas quando é que foi  proclamada a República?
André Santos (9ºA): Na manhã do dia 05 de Outubro de 1910, José Relvas, na varanda da Câmara Municipal de Lisboa proclamou a República e anunciou um governo provisório chefiado por Teófilo Braga. Por telegrafo foi comunicado o novo regime a todo o país.
Jornalista (Diogo Abdul): Mariana, o que aconteceu ao rei D. Manuel II?
Mariana Pereira: O rei D. Manuel II foi para o exílio em Inglaterra.
Jornalista (Diogo Abdul): Daniela, quem foi o 1º Presidente da República Portuguesa?
Daniela Esteves: O 1º Presidente da Republica foi Manuel de Arriaga.
Jornalista (Diogo Abdul): Com a queda da Monarquia e a instauração de um novo regime político, a República, foi necessário mudar as leis do país. Rafaela, o que foi feito?
Rafaela Gomes: Foi elaborada a constituição de 1911 que defendia os valores da liberdade, da igualdade, da divisão dos poderes e da soberania popular, que eram os valores defendidos pelos republicanos.
André Santos: Ó Rafaela, o que é isso da soberania popular?
Rafaela Gomes: É quando o povo tem o poder de escolher os governantes através do voto.
Na Republica o poder não é transmitido de pais para filhos como acontece na Monarquia. Os governantes são eleitos.
Jornalista (Diogo Abdul): João, que medidas foram tomadas para afirmar o novo regime?
João Ferreira: Foi criada uma nova bandeira, um novo hino e uma nova moeda, o escudo.
Jornalista (Diogo Abdul): Agradeço a vossa colaboração. É muito importante relembrar os acontecimentos que marcaram a História.
             Este ano, amanhã dia 05 de Outubro ainda será feriado nacional.
 Passem um bom dia e não se esqueçam destes acontecimentos importantes da História de Portugal , uma vez que “Um país sem memória, é um país sem futuro”.



Sem comentários:

Enviar um comentário