quarta-feira, 18 de maio de 2011

Comemoração do 25 de Abril de 1974

O 25 de Abril de 1974 pôs fim a 48 anos de ditadura em Portugal, permitindo restaurar a democracia e recuperar a liberdade.
É fundamental, que as novas gerações que não viveram em ditadura, tomem consciência das profundas transformações resultantes da revolução de Abril, participando em actividades com ela relacionadas.

Mural elaborado pelos alunos do 9ºA, com a colaboração das professores Isabel Sampaio,Carla Simões e Assunção Bernardo.


sábado, 23 de abril de 2011

Semana da Primavera- Sarau da Poesia

O sarau da poesia, que decorreu no dia 25 de Março, no edifício multiusos, contou com a participação de representantes de todos os ciclos de ensino, do Agrupamento de Escolas de Nelas.
Muitos pais, alunos, professores e representantes do poder local, assistiram à celebração da poesia, de múltiplas formas, de acordo com os interesses e idades dos participantes.
O 2º Ciclo do Ensino Básico foi representado por 8 alunos, que declamaram “Tempo da lenda das Amendoeiras”, de José Carlos Ary dos Santos; pelos alunos do Clube de Teatro, da Escola E.B,2,3 Dr. Fortunato de Almeida, que declamaram “Abaixo o mistério da poesia”, “Ventos” e “Quisera eu andar de Carrossel” e pelo Clube de Música , da mesma escola. Os alunos do Clube de Música tocaram e cantaram a “Queda do Império”, de Vitorino ; “Afonso”, música popular e “Movimento Associativo Perpétuo”, dos Deolinda.




Comemoração do dia mundial da Poesia

Para comemorar os dias Mundiais da Poesia, da Floresta e da Água (21 e 22 de Março), a professora bibliotecária e os docentes do Clube Eco – escolas, convidaram os Encarregados de Educação, alunos e professores a virem à biblioteca escolar, no dia 22 de Março, assistir à leitura /declamação de poemas, pelos alunos do 5º, 6º e 7º anos de escolaridade.
Estiveram presentes muitos pais, avós, alunos e alguns professores. O professor Fernando Pereira, apesar de este ano lectivo se encontrar a leccionar numa escola de Viseu, veio a esta festa da poesia, acompanhar à viola a leitura dos poemas e a professora Assunção Bernardo, mais uma vez, recitou e cantou poesia.




Comemoração do dia mundial da Poesia

Para comemorar os dias Mundiais da Poesia, da Floresta e da Água (21 e 22 de Março), a professora bibliotecária e os docentes do Clube Eco – escolas, convidaram os Encarregados de Educação, alunos e professores a virem à biblioteca escolar, no dia 22 de Março, assistir à leitura /declamação de poemas, pelos alunos do 5º, 6º e 7º anos de escolaridade.
Estiveram presentes muitos pais, avós, alunos e alguns professores. O professor Fernando Pereira, apesar de este ano lectivo se encontrar a leccionar numa escola de Viseu, veio a esta festa da poesia, acompanhar à viola a leitura dos poemas e a professora Assunção Bernardo, mais uma vez, recitou e cantou poesia.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Festa da Primavera /Semana do teatro



A Festa da Primavera, promovida pela Câmara Municipal de Nelas, tem início no dia 21 de Março de 2011 e prolonga-se até ao dia 27 do mesmo mês.
A cooperação das escolas do concelho com a autarquia traduz-se na apresentação de algumas actividades culturais (música, teatro, poesia…) desenvolvidas pelos alunos, que foram incentivados e preparados pelos seus professores. Pretende-se que estas actividades permitam uma maior aproximação das escolas à comunidade.
Programa (clicar sobre ele para o ampliar)

Semana da leitura

A Semana da Leitura, que decorreu de 28 de Fevereiro a 04 de Março, envolveu a maior parte dos alunos, um número significativo de docentes e alguns encarregados de educação.
Teve como objectivo principal incentivar e promover o gosto pela leitura o que foi alcançado através da dinamização de várias actividades: Fóruns de Leitura; Maratona da Leitura; Grandes Livros… Grandes Filmes; Transmissão via rádio - escolar de frase célebres sobre a importância da leitura, de poemas musicados e a presença do escritor e ilustrador, Pedro Seromenho.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Semana do amor / amizade

Os alunos do 7ºA, do 5ºA (Rafael, Jéssica, Jade, Patrícia e Sílvia),do 6ºA (Lisandro e Luís) e do 8ºB (Ana Ferreira ,Andreia Macedo, Paula Figueiredo, Claúdia Jardim e Jéssica Marques) elaboraram em colaboração com a professora bibliotecária e as professoras Assunção Bernardo e Ana Lemos, um painel,que se encontra na biblioteca escolar, alusivo aos valores relacionados com o amor/amizade e com o desamor/inimizade, com o objectivo de sensibilizar para a necessidade de valorizar os valores humanistas, associados ao amor e à amizade e afastar aqueles que estão associados ao desamor e à inimizade.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Concurso " O cartaz da minha escola."

O concurso "O cartaz da minha escola" associa a comemoração do Ano Internacional das Florestas e a promoção da leitura e dos livros,pretendendo estimular a leitura e abordar questões importantes relacionadas com o ambiente. Regulamento.