sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

ALUNOS DA TURMA B DO 6º ANO VISITAM NOVAMENTE A” CASA DE REPOUSO- A FAMÍLIA

Para darmos continuidade às actividades propostas no âmbito do Projecto “Escola amiga de idosos”, deslocámo-nos novamente à Casa de Repouso, A Família, onde tivemos oportunidade de ofertar uma velinha de Natal, feita nas aulas de EV.T, declamar o belo poema “O Idoso” que mereceu aplausos por parte de quem o ouviu.
Dado que na visita anterior, os idosos manifestaram interesse em ler autores clássicos, a Professora Bibliotecária da BE/CRE disponibilizou-nos a colecção “ Clássicos da Literatura Portuguesa” editada pelo jornal semanal, O Sol, e, deste modo, os nossos amigos poderão ler a versão simplificada destas obras.
Por sua vez, os idosos também nos facultaram provérbios e adivinhas que lhes tínhamos solicitado na última visita.
Tem havido, sem dúvida, um trabalho de partilha e uma troca de afectos!
Junto dos idosos sentimo-nos muito acarinhados e este facto faz-nos sentir felizes, porque com pequenos gestos conseguimos alegrar alguém que, por razões da vida, não beneficiam do carinho diário dos seus familiares mais próximos.

Os alunos do 6º B

domingo, 2 de janeiro de 2011

Concurso

"Faça lá um poema." Regulamento.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Concurso SMS (Saber Mais Sobre).


Os vencedores do concurso SMS (Saber Mais Sobre)no 1º período, foram os alunos: Daniela Esteves, do 7ºB e Diogo Abrantes, do 7ºC, com 170 pontos.

domingo, 19 de dezembro de 2010

Concurso

O Plano Nacional de Leitura lança, aos alunos dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, o desafio de criarem um postal ilustrado. Regulamento.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Dia Internacional das pessoas com deficiência


O dia internacional das pessoas com deficiência, 3 de Dezembro, é uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas, desde 1998.
Ao se assinalar esta data, pretende-se que haja uma maior compreensão relativamente às pessoas portadoras de deficiência e à defesa da sua dignidade, dos seus direitos e do seu bem-estar.
Constata-se que em Portugal, a maioria destas pessoas, continua a enfrentar muitas barreiras arquitectónicas, dificuldades nos transportes e a ser discriminada, por exemplo, no acesso ao emprego.
Os alunos: Daniela Pais, Patrícia Amorim e André Grácio, elaboraram o painel alusivo ao tema, que se encontra na Biblioteca Escolar, orientados pelos professores de Educação Especial: Ana Cardoso, Jorge Santos e pela professora bibliotecária, em articulação com a coordenadora do projecto Educação para a Saúde.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

1 de Dezembro de 1640: Restauração da Independência de Portugal

No dia 1 de Dezembro de 1640 foi restaurada a Independência de Portugal, após 60 anos de domínio Espanhol. Durante a União Ibérica governaram Portugal, Filipe II, Filipe III e Filipe IV, de Espanha.
Neste dia, um grupo de nobres dirigiu-se ao palácio real, em Lisboa, e aprisionou a duquesa de Mântua, que era a representante em Portugal, do rei Filipe IV de Espanha. Estes nobres aclamaram o duque de Bragança como rei de Portugal. A independência de Portugal tinha sido recuperada e D.João IV era o novo rei.


D. Miguel de Almeida grita: "Liberdade portugueses! Viva el-rei D.João IV."

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010



A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que entra no organismo através do contacto com uma pessoa infectada. A transmissão pode acontecer através de: relações sexuais; contacto com sangue contaminado; de mãe para filho, durante a gravidez ou o parto e pela amamentação.
Os dados disponíveis apontam para cerca de 42 000 pessoas infectadas em Portugal.
É necessário evitar o contágio e para isso é preciso estar informado.
Na biblioteca escolar existe alguma documentação sobre a SIDA, que pode fornecer as informações necessárias.