quarta-feira, 1 de dezembro de 2010



A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que entra no organismo através do contacto com uma pessoa infectada. A transmissão pode acontecer através de: relações sexuais; contacto com sangue contaminado; de mãe para filho, durante a gravidez ou o parto e pela amamentação.
Os dados disponíveis apontam para cerca de 42 000 pessoas infectadas em Portugal.
É necessário evitar o contágio e para isso é preciso estar informado.
Na biblioteca escolar existe alguma documentação sobre a SIDA, que pode fornecer as informações necessárias.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Aproxima-se o Natal.
Um livro é sempre um bom presente.


sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Escola amiga dos idosos - Troca de saberes e de afectos

O desenvolvimento de actividades de âmbito cultural e cívico, promovidas pela equipa da Biblioteca Escolar, por alguns docentes e alunos, em parceria com entidades locais, é bastante importante para promover uma maior ligação à comunidade educativa e uma maior abertura da escola ao exterior.

ALUNOS DA TURMA B DO 6º ANO, VISITAM IDOSOS DA” CASA DE REPOUSO- A FAMÍLIA”

No âmbito do Projecto “Escola amiga de idosos” que envolve os alunos do 6º B de Área de Projecto e a BE/CRE foi efectuada uma visita à instituição, Casa de Repouso – A Família, em Nelas. O objectivo foi recolher provérbios, adivinhas, jogos tradicionais e, ao mesmo tempo saber quais os seus gostos literários. Numa próxima visita, levar-lhe-emos alguns livros da nossa Biblioteca e iremos declamar-lhes alguns poemas. Este projecto prolongar-se-á ao longo do ano lectivo, pois tencionamos compilar tudo o que recolhermos junto destas pessoas com uma experiência de vida tão rica.
O momento alto da nossa visita ocorreu aquando da apresentação de duas peças
musicais preparadas nas aulas de Educação Musical.
Sentimos que houve uma partilha de afectos e uma troca de saberes.

Texto escrito pelos alunos da turma B, do 6º Ano de escolaridade.

domingo, 14 de novembro de 2010

Concursos

Com o objectivo de incentivar a leitura e melhorar os hábitos e competências de leitura entre os estudantes, são organizados pelos responsáveis do Plano Nacional de Leitura e outras entidades, os seguintes concursos:


ENTRE|PALAVRAS
Vai decorrer a 7ª edição do concurso "Entre|Palavras",
promovido pelo “Jornal de Notícias”,com o objectivo de incentivar a leitura e o debate de ideias nas escolas, entre os alunos do 3º ciclo do Ensino Básico.Regulamento.

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA 2010/2011.Regulamento.


CONCURSO INÊS DE CASTRO
É uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura e da Fundação Inês de Castro. Regulamento.

QUEM CONTA UM CONTO ACRESCENTA UM PONTO
O semanário SOL associa-se ao Plano Nacional de Leitura, promovendo um concurso, que procura estimular os hábitos de leitura e de escrita nos alunos do 2º ciclo.
Regulamento.

CAMÕES, UM POETA GENIAL
É uma iniciativa da Casa-Memória de Camões , em Constância, apoiada pelo Plano Nacional de Leitura.
Regulamento.

Concursos SMS e Passaporte do Leitor



Para testares e aumentares os teus conhecimentos, a BE/CRE irá realizar, mensalmente, o concurso SMS, sobre diversos temas.
As questões são de escolha múltipla e cada uma vale 10 pontos.
Para participares dirige-te à Zona de Atendimento da Biblioteca Escolar e solicita a folha de participação, onde deves assinalar as respostas que consideres correctas e depois, entregá-la novamente.
No final de cada período, será atribuído um certificado aos participantes e 1 prémio, ao aluno que obteve maior pontuação.
Se houver empate, os alunos envolvidos, terão que realizar uma prova de cultura geral, sem consulta.
Podem participar os alunos do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico.





Tal como no ano lectivo anterior, está a decorrer o passaporte do leitor, que visa promover o gosto pela leitura, incentivar a leitura autónoma e contribuir para o sucesso escolar dos alunos.
Podem participar os alunos do 1ºCEB(3º e 4º anos de escolaridade)e os do 2º e 3ºciclos do Ensino Básico.
Os regulamentos destes concursos estão disponiveis para consulta,na Biblioteca Escolar.

domingo, 24 de outubro de 2010

Dia mundial da alimentação

A alimentação é essencial na nossa vida.
Os nutrientes são um alimento para o corpo e os livros são um alimento para a alma e os dois são essenciais para o equilíbrio, o bem estar e a saúde.
Os alunos do 7ºA elaboraram um painel que está na Biblioteca Escolar, desde o dia 16 de Outubro, dia mundial da alimentação.

Comemoração do centenário da República


No dia 05 de Outubro de 1910, uma revolução pôs fim à monarquia em Portugal. Os revoltosos proclamaram a República, a partir da varanda da Câmara Municipal de Lisboa.
O rei D. Manuel II e a rainha D. Amélia partiram para o exílio na Inglaterra.
Com o novo regime mudaram os símbolos nacionais.
Como forma de comemorar o centenário da República em Portugal, a equipa da Biblioteca Escolar e os docentes de História desenvolveram actividades com os alunos do 6º ano e organizaram uma exposição com as biografias dos presidentes da 1ª República, aspectos da vida quotidiana do país naquele período, personalidades republicanas que se destacaram, os projectos para a nova bandeira e os novos símbolos da Nação (Hino e bandeira).
A equipa da Biblioteca Escolar elaborou um desdobrável sobre a Implantação da República em Portugal, que foi entregue a todos os alunos da Escola e transmitiu pequenos filmes sobre este tema.

No âmbito da comemoração do dia Mundial da Música, esteve na Biblioteca Escolar, uma exposição de instrumentos musicais trazidos pelos alunos, a pedido da docente Ana Alves.
Ao longo do dia 1 de Outubro, a equipa da Biblioteca Escolar, difundiu naquele espaço, músicas, de alguns dos maiores compositores de todos os tempos.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Olimpíadas da Escrita - A arte de bem escrever


Os nossos alunos do quarto ano de escolaridade foram seleccionados para a prova final das “Olimpíadas da Escrita”, a decorrer no dia 14 de Junho de 2010. Esta actividade tem como principais objectivos a promoção do gosto pela escrita e por uma ortografia correcta, bem como a exercitação do domínio da autonomia na escrita.
Para chegar à final os alunos tiveram de realizar várias provas escritas elaboradas pela equipa da BE/CRE, as quais foram corrigidas pelos docentes que leccionam o 4.º ano de escolaridade.
Parabéns pelo empenho e esforço desenvolvido até à data.

Visita de estudo ao Porto - Passaporte do Leitor /Fórum da Leitura


A escola premiou os vinte melhores leitores (Carina Coimbras, Margarida Carvalho, Diogo Figueiredo, Gabriela Costa, Guilherme Henriques, Luís Costa, Maria Beatriz Alves, Kateryna Lasiychuk, Júlia Pires, Margarida Rocha, André Carrilho, André Santos, Daniel Dias, Daniela Esteves, Jéssica Ascenção, João Francisco Alves, Marta Ramos, Rute Carvalho, Miguel Silva e Nadine Silva) com uma visita de estudo ao Porto, onde puderam:
- Subir à Torre dos Clérigos e ter uma vista panorâmica da cidade do Porto;
- Visitar a livraria Lello, considerada uma das mais belas do mundo;
- Ir à Foz, observando de um lado a tranquilidade do rio Douro e do outro a rebeldia do Atlântico;
- Visitar o palácio da Bolsa, a Casa do Infante D. Henrique e a Igreja /Museu de São Francisco.
Os alunos foram acompanhados pelas docentes Ana Maria Silva, Mónica Ruivo, Isabel Sampaio e a assistente operacional da biblioteca, D. Conceição Maneca.
Este contacto com a arte e a cultura permitiu aumentar os conhecimentos, despertar e desenvolver sensibilidades, alargar horizontes.