quarta-feira, 2 de junho de 2010

O Rapaz do Pijama às Riscas - Um Final Diferente...


Na aula de Língua Portuguesa, foi pedido aos alunos que escolhessem um livro ao seu gosto, o lessem e fizessem um trabalho sobre ele. Após a leitura do livro O Rapaz do Pijama às Riscas, o aluno Fábio Abreu sugeriu um final diferente, uma vez que o livro apresentava um final trágico para as personagens que mais o cativaram.
Uma vez que se trata de um texto bem elaborado, rico em sentimentos e que mostra uma visão pura e cheia de esperança na humanidade, não podemos deixar de vos dar a conhecer aquilo que consideramos um exemplo a seguir.
[…]
- Disseste que tínhamos de procurar pistas - disse Shmuel.
- Pois, pistas… - disse Bruno a pensar que tipo de pistas costumava ver nos filmes e livros de detectives. – Já sei! Qual é mais ou menos a estatura do teu pai?
- Bem, o meu pai é mais alto, mas também mais magro do que eu.
- Assim vai ser complicado, pois deve haver milhares de pessoas aqui que sejam mais altas e mais magras que tu. Como é que ele se chama?
- Ele chama-se Boyne, mas achas que isso nos ajuda a descobrir onde ele está? -perguntou Shmuel.
- Sim, porque assim vamos perguntar às pessoas se conhecem um homem chamado Boyne que era relojoeiro e, se eles disserem que sim, perguntamos se o têm visto.
- Boa ideia. Acho que vamos conseguir!
E assim foram os dois perguntando a várias pessoas se conheciam o senhor Boyne que era relojoeiro e se o tinham visto, mas nada lhes corria bem, pois já ninguém o via há uns dias.
Quando já estavam prestes a desistir, perguntaram a um homem velhote que estava sentado no chão, que respondeu o seguinte:
- Conhecia o Boyne, mas acho que ele, a esta hora, já não deve estar vivo…
Bruno e Shmuel começaram a ficar muito nervosos e perguntaram em simultâneo:
- Porquê?
- Porque eu vi-o, ainda há pouco, a ir num grupo rodeado de soldados a marchar e normalmente, quando se vê alguma pessoa nesses grupos, é a última vez.
- Paaaaaiiiiiiii! - gritou Shmuel.
- Calma - disse Bruno a tentar acalmar o amigo – para onde é que esse grupo se dirigiu? – pergunta ao idoso.
- Para além. - indicou o homem com a sua mão muito magra e com a pele enrugada.
Bruno e Shmuel nem deixaram o homem acabar de falar e dirigiram-se logo para lá.
Entretanto já andava não só a família de Bruno à procura dele em casa e no jardim como também os soldados à procura nas redondezas. Houve um soldado que encontrou as roupas de Bruno junto à vedação e chamou imediatamente o comandante (pai de Bruno).
- Ele esteve aqui e trocou de roupa. - disse o soldado.
O comandante, ao aperceber-se que o filho estava em perigo, passou também ele por baixo da vedação e correu aos gritos à procura dele.
Ao mesmo tempo, Bruno e Shmuel já tinham encontrado Boyne mas não o conseguiram tirar de lá, pois os soldados obrigaram-nos a entrar no grupo.
O pai de Bruno continuava à procura dele. Correu todos os barracões e não o encontrou. Já estava a ficar desesperado, até que se lembrou da câmara de gás para onde eram encaminhados os judeus que iam ser mortos. Quando lá chegou, viu a porta a ser fechada e viu através do vidro a cara de Bruno.
- Parem! Abram a porta! - ordenou o pai de Bruno ao soldado que estava a fechar a porta.
O soldado obedeceu ao comandante e abriu a porta. A grande multidão que estava dentro da sala saiu a correr e, lá no meio, vinham Bruno, Shmuel e Boyne.
- Pai! - gritou Bruno.
O pai olhou para trás e viu Bruno junto a Shmuel e Boyne.
- Foram eles que te obrigaram a vir cá para dentro? - gritou o comandante quase a bater em Boyne.
- Não pai, eles não são nada do que tu pensas. O Shmuel é o meu melhor amigo secretamente, há um ano e meio, e este é o pai dele. Eles não são maus! Por favor, liberta-os a todos. - respondeu Bruno.
O pai de Bruno, ao ouvir as palavras do filho, começou a chorar e pensou em tudo o que já tinha feito àquelas pessoas que não lhe tinham feito mal nenhum e mandou imediatamente suspender todas as actividades do campo de concentração, voltando para casa com Bruno, Shmuel e Boyne.
Quando chegaram a casa, a mãe e a irmã de Bruno correram para o abraçar.
- Bruno! - gritou a mãe.
- Pensei que nunca mais te podia atormentar! - disse a irmã a sorrir.
- Quem são estes? - perguntou a mãe.
Então, Bruno apresentou Shmuel e Boyne à sua mãe.
O pai de Bruno, depois de toda aquela situação em que quase perdeu o filho, esteve muito tempo a reflectir e decidiu mudar a sua atitude deixando de ser a favor dos campos de concentração para passar a ser contra. Essa atitude levou a que o “Fúria” o tirasse do cargo de Comandante das tropas.
Toda a família voltou para Berlim para a mansão. O pai de Bruno comprou uma casa para Shmuel e Boyne e ajudou-os a recriarem a sua relojoaria, mas desta vez na Alemanha.
Depois de muito esforço, o pai de Bruno conseguiu ocupar o lugar de “Fúria” na presidência do país e assim acabou com os campos de concentração.
Depois disso, conseguiu também convencer os alemães de que os Judeus não eram nada do que o anterior “Fúria” dizia, passando a haver total liberdade de religiões e etnias na Alemanha.

Fábio Abreu, n.º 3, 9.º A

Era bom que todas as histórias (de vida) acabassem assim…

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Apoiar a leitura...


Com o início do terceiro período sentimos que começa a chegar ao fim mais uma jornada de trabalho e de estudo, pelo menos para alguns...
Do mesmo modo, começa a sentir-se no ar um sabor a verão, a passeio com a família, a convívio com os amigos, a diversão, enfim, a umas merecidas férias...
Mas, antes que isso aconteça, ainda é preciso um último esforço para não deitar por terra todo o investimento feito nos meses anteriores.
Segundo a gíria futebolística ainda é cedo para "deitar a toalha ao chão", isto é, não se pode desistir já, ainda há cerca de dois meses pela frente até ao final do ano lectivo.Tal como na canção dos Black Eyed Peas "I got a feeling", é preciso acreditar nas nossas capacidades, não baixar os braços e continuar a lutar, a remar contra a maré...

Este ano é também o ano do mundial de futebol. Muitas serão as pessoas em todo mundo a torçer pelos seus países. Também nós iremos torcer pela nossa selecção...
Mas, como a vida não é só futebol, que tal também torcer pelos livros e acreditar que ler vale a pena.

Vê a versão da música dos Black Eyed Peas (Gotta Keep Reading - Ocoee Middle School) e deixa-te seduzir pela sua mensagem.
Clica no seguinte link:http://www.youtube.com/watch?v=GNpNfhpqDk4&feature=related#
Bom visionamento...
Escrito por Paulo Leão

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Os Livros...

A leitura engrandece a alma, é fonte inesgotável de felicidade, de fantasia e de descoberta de si e dos outros. Um bom livro ajuda a construir um homem e uma mulher...
Podes ver a seguir um conjunto de belíssimas ilustrações acompanhadas de pensamentos com os respectivos autores, sobre a importância dos livros, da leitura como fonte de conhecimento:

"Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro."
Henry David Thoreau" (Concord-Estados Unidos 1817-1862 Concord-Estados Unidos).
O livro-árvore, de Salvador Dali (Catalunha-Espanha 1904-1989 Catalunha-Espanha).


"O mais belo triunfo do escritor é fazer pensar os que podem pensar." Eugène Delacroix
(Saint-Maurice-França 1798-1863 Paris-França)
Frederick the Literate, de Charles Wysocki (Detroit-Estados Unidos 1928-2002
Los Angeles-Estados Unidos), em 1992.
Escrito por Paulo Leão

quarta-feira, 3 de março de 2010

Semana da Leitura - 1 a 5 de Março de 2010


A Semana da Leitura a nível concelhio destina-se a criar na comunidade um ambiente particularmente festivo à volta dos livros que reforce a adesão de todos e o desejo de ler mais.
Consulta na Biblioteca da Escola sede o desdobrável onde podes conhecer as diversas actividades em curso.
Escrito por Paulo Leão

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Passaporte da Leitura


Está a decorrer nas escolas do agrupamento a actividade o "Passaporte do Leitor", a qual tem os seguintes objectivos: Incentivar a leitura autónoma; Promover o gosto pela leitura; Impulsionar o contacto directo com obras e autores; Contribuir para a dinamização cultural da Escola.
Para ter direito ao "Passaporte do Leitor", cada aluno deve ler pelo menos cinco livros, preencher as fichas de leitura que deverão ser validadas pelos professores ou pela Equipa da Biblioteca Escolar.Cada aluno terá que ter, nas fichas de leitura, a nota mínima de Satisfaz para poder obter a validação no seu passaporte.
Os melhores leitores receberão como prémio, livros.
Se quizeres saber mais sobre esta actividade fala com os professores, com a equipa da biblioteca ou consulta a página electrónica do agrupamento no menu biblioteca: www.aefa.edu.pt.

Participa, ganha e partilha com os colegas os teus gostos e impressões literárias!
Escrito por Paulo Leão

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Livros do Momento

Para quem gosta de ler e estar ao corrente dos livros que de momento estão no top de leitura em Portugal aqui vão algumas sugestões:
- O Aniversário de Astérix e Obélix de Uderzo;
- Lua Nova de Stephenie Meyer;
- O Símbolo Perdido de Dan Brown;
- História de uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar de Luis Sepúlveda;
- Fúria Divina de José Rodrigues dos Santos.
Procura mais informações e outras novidades em www.fnac.pt ou pessoalmente nas livrarias Drax, Brincolivro e Pretexto em Viseu.
Escrito por Paulo Leão

Concurso "Direito à Liberdade"


Está a decorrer na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Fortunato de Almeida um concurso intitulado "O Direito à Liberdade", organizado pela equipa da biblioteca escolar. O concurso, que termina no dia 12 de Março de 2010, destina-se a alunos dos 2.e 3.º ciclos, professores, funcionários e pais/encarregados de educação. Quem estiver interessado em participar pode apresentar trabalhos em prosa, poesia, pintura, escultura e banda desenhada.
Para mais informações devem consultar o regulamento do concurso disponível em http://www.aefa.edu.pt/portal/index.php?option=com_content&task=blogsection&id=8&Itemid=30
Escrito por Paulo Leão

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Portal Rede de Bibliotecas de Nelas




Dá uma vistas de olhos ao Portal da Rede de Bibliotecas de Nelas
Encontrarás certamente o título de um livro interessante para leres nos tempos livres.
Consulta: http://www.cm-nelas.pt/portal/page?_pageid=604,8580690&_dad=portal&_schema=PORTAL

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Feira do Livro 2009 - 2010

Nos dias 7, 9, 10 e 11 de Dezembro de 2009, decorreu mais uma Feira do Livro na Biblioteca da Escola da Avenida, em Nelas.
Para mais informações consulta: http://www.aefa.edu.pt/portal/index.php
Obrigado.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Site Rede de Bibliotecas Escolares


Se quiseres saber mais sobre o funcionamento, recursos e actividades relacionadas e desenvolvidas pela Rede de Bibliotecas Escolares, do Ministério da Educação, consulta o seqguinte site: http://rbe.blogspot.com/