quarta-feira, 28 de março de 2012

Festa da Primavera – Sarau Poético

No sarau poético que decorreu na sala do edifício multiusos, no dia 23 de março, estiveram representados os diversos ciclos de ensino do Agrupamento de Escolas de Nelas para celebrarem os poetas e a poesia como uma das mais belas expressões de emoções, de estados de alma. A representar a Escola Básica Dr. Fortunato de Almeida estiveram: os alunos do clube de Teatro, preparados / ensaiados pela Professora Clotilde Santos, tendo declamado o “Trem de ferro” de Manuel Bandeira; a aluna do 6ºE, Maria Vaz Salvador que recitou «Shakespeare in love», de William Shakespeare; alunas do 6ºF, acompanhadas pela professora Isabel Matos, cantaram «Fina Silhueta», de Luísa Barreto; a aluna Ana Carina Carvalho do 9º A, leu o poema «O menino grande», de Sebastião da Gama e a aluna Ana Tavares, leu o poema «Mãe», de António Brochado. o professor Sá Correia recitou o “convite”, da sua autoria; «Nós voltaremos sempre em Maio», de Manuel Alegre, e «Balada para os nossos filhos», de Ary dos Santos; a professora Isabel Sampaio leu excertos do canto III , de “Os Lusíadas”, de Luis Vaz de Camões. O «Clube de Música» da E.B.F.A, orientado pela professora Ana Alves, apresentou: «Bad day», de Daniel Powter; «All you need is love», dos Beatles; «Não há estrelas no céu», de Rui Veloso.

terça-feira, 27 de março de 2012

Comemoração do Dia Mundial da Poesia,da Floresta e da Água

No dia 20, às 20:45 foram lidos 36 poemas na Biblioteca Escolar , por alunos e alguns professores, na presença de muitos pais e avós, o que constituiu um momento marcante na comemoração do Dia Mundial da Poesia, da Floresta e da Água . A sensibilização para a importância e necessidade da preservação da floresta e da água foi feita de forma agradável através da poesia, que apela às emoções. O amor, a amizade, a natureza são temas intemporais da poesia e devem continuar a ser lembrados.


domingo, 25 de março de 2012



Durante a semana da leitura, que decorreu entre 05 e 09 de Março, a equipa da biblioteca escolar e os professores de Língua Portuguesa, organizaram diversas atividades que visaram incentivar e promover a leitura, entre as quais são de salientar:
- os fóruns de leitura ;
-a maratona de leitura;
-pais e avós vieram ler /contar histórias nas salas de aula e na Biblioteca Escolar;
- presença do escritor Fernando Pereira, que apresentou o seu livro “Angelina… uma luz ao fundo do espelho”e falou sobre o processo de escrita criativa;
-leituras à comunidade , na Residência Sénior de Algeráz, por alunos do Clube de Leitura ;
- projeção de powerpoints alusivos à leitura;
- leitura e análise de excertos do livro “O rapaz do pijama às riscas” e visionamento do filme;
- decoração de algumas montras de lojas de Nelas, com elementos alusivos à leitura, como forma de sensibilizar a comunidade para a sua importância.

Decoração de montras com elementos alusivos à leitura